top of page
  • Foto do escritorBernardo Rego

Música erudita e as lições deixadas na construção do ser humano

Atualizado: 30 de nov. de 2020

Jovens baianos buscam se destacar e propagar a música clássica.





Tendo como origem a Europa, a música erudita adentrou as terras brasileiras em meio ao período de colonização. Tratada muitas vezes como um estilo musical de elite, difundiu-se pelos quatro cantos através de Villa-Lobos no final do século XIX e início do século XX. Nos dias atuais, tem uma abrangência maior nos concertos dados pelas Orquestras Sinfônicas e escolas de música já consagradas no país.


Para o público jovem o cenário torna-se um pouco mais desfavorável, haja vista que não são todas as famílias que incentivam os filhos a conhecer o mundo da música clássica, das salas de concerto ou recitais. Contudo, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) oferece um custo de extensão há muitos anos, do qual eu fiz parte no princípio dos anos 1990, que antes de tudo ensina como devemos proceder ao trabalhar em grupo. É de uma riqueza sem tamanho porque muitos pensam que uma aula de música seja apenas teoria e prática, pelo contrário, há muitos ensinamentos que levamos para o resto da vida dentre eles respeitar o limite do seu colega e o seu processo de aprendizagem. Tive a imensa alegria de apresentar-me em locais inimagináveis como a própria reitoria da UFBA, a Igreja de São Francisco no Pelourinho (nesse evento estava presente o cardeal Dom Geraldo Magela).


Na cidade do Salvador e em alguns municípios da Bahia encontra-se a Neojiba, uma orquestra para jovens onde os grandes beneficiados são aqueles em situação social mais vulnerável. A partir disso vê-se o quão rico é poder aprender um ofício como tocar um instrumento e a partir daí tornar-se um músico profissional de alto gabarito. O objetivo maior desta organização é promover a integração entre crianças e jovens e inseri-los na prática de grupo.


Desta forma os jovens podem conhecer compositores como Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Carlos Gomes, Henrique Oswald, Alberto Nepomuceno, Francisco Braga e compreender que são capazes de decifrar as notas desenhadas no pentagrama e partir disso seguir tocando e tornando-se conhecidos. Há também a possibilidade de adentrar pela obra de Ludwig van Bethoven, Antônio Vivaldi, Johan Sebastian Bach, Richard Wagner.


No âmbito da cultura, definida como um conjunto de tradições, hábitos e linguagem, a música vem mostrar a sua riqueza e profundidade nas ricas melodia e harmonias que hoje podem chegar ao conhecimento de qualquer pessoa, basta que ela tenha força de vontade e desejo de aprender. Em meio a um cenário sombrio de pandemia, há um quarteto chamado Nos4Lirico que vem promovendo lives para divulgar a música erudita cantando árias, canções, óperas e tem com isso atraído um bom público que não fazia ideia da beleza dessa expressão cultural.


O Brasil, sem a menor dúvida, vive um momento onde o acesso às informações facilita o caminho do jovem a procurarão ofício a que vai se dedicar como profissão e uma delas pode ser a música.






bottom of page